Mensagem da Comissão de Trabalhadores Cessante

Caros Trabalhadores da UP,

A Comissão de Trabalhadores saúda a eleição do novo corpo dirigente daquela que foi a primeira CT no ambiente universitário português. Ao longo dos anos, desde Outubro de 2013, consolidamos paulatinamente a nossa posição enquanto interlocutor privilegiado das diferentes tutelas, em defesa dos direitos de todos aqueles que, no seu dia-a-dia e com o esforço do seu trabalho, constroem a UP.

Os desafios foram enormes. Da desconfiança inicial – todo e qualquer novo terreno tem que ser desbravado, do arrumar a casa interna e externamente, saltamos para aquilo que somos hoje, fruto do trabalho abnegado dos eleitos pelos seus pares. Na realidade, soubemos conciliar a nossa actividade profissional com o exigente labor voluntário, tratando de uma miríade de temas, quer de origem legal/institucional, quer suscitados pelos trabalhadores docentes e não docentes, de forma individual ou colectiva, alguns de extrema complexidade. Conseguimos levar esta tarefa a bom porto, ao longo dos anos, sem termos sequer orçamento, contribuindo de forma construtiva para a consolidação da nossa Universidade.

Neste sentido, desejamos à nova equipa os maiores êxitos na prossecução do trabalho de afirmação da CT  e de salvaguarda dos direitos de todos os trabalhadores da UP.

Comissão de Trabalhadores da Universidade do Porto