Reorganização da área das Tecnologias de Informação e Comunicação na UP

Aos Trabalhadores da Universidade do Porto,

Cumpre-nos informar que, por solicitação do Exmo. Senhor Vice Reitor Professor Doutor José Manuel Martins Ferreira, a Comissão de Trabalhadores da Universidade do Porto (CT-UP), esteve presente numa reunião onde foi apresentado um documento preliminar com uma proposta de reorganização da área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

Este documento foi distribuído previamente aos Diretores das várias Entidades Constitutivas da U.Porto, em 1 de outubro p.p., e aguarda oportunidade para ser analisado nesse âmbito.

Em termos gerais, a proposta assenta na saída de toda a área das TIC do CRSCUP, passando a constituir um serviço da Reitoria, onde se incluem igualmente as Unidades que, embora pertencendo à área TIC, ficaram de fora aquando da criação dos Serviços Partilhados.

Durante a análise solicitada, a CT dedicará particular atenção aos aspetos onde foram detetados falhas e/ou erros em processos de restruturação recentes, nomeadamente:

• Aos interesses dos Trabalhadores envolvidos, de modo a que tenham uma participação e voz ativa no processo;
  • Às necessidades reais das Escolas e Serviços;
  • Aos processos de mobilidade interna e situações contratuais de todos os Trabalhadores envolvidos;
  • À definição clara das hierarquias destes Trabalhadores, com particular enfâse para os que se encontram a exercer funções nas Unidades Locais e que, desde logo, a CT-UP defende passarem para a tutela dos diretores das Escolas e Serviços onde prestam serviço.

A CT-UP congratula-se com a abertura e apelo ao envolvimento dos Trabalhadores e Órgãos de Gestão neste processo de restruturação das TIC por parte da Reitoria, uma área fundamental para o desenvolvimento harmonioso da UP.