Reunião entre as Comissões de Trabalhadores da UP e do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa

No dia 31 de Maio, do ano em curso, teve lugar uma reunião virtual, por vídeo conferência, entre representantes das CTs da UP e do IUL, com o objectivo de trocar experiências.

A CT-IUL, recentemente criada, tomara posse na véspera, estando agora a dar os primeiros passos de modo oficial. Representa mais de 700 trabalhadores docentes, investigadores e não-docentes (cerca de 4 000 na UP). Possui estatutos próprios, 7 elementos efectivos (11 na UP) e 1 coordenador coadjuvado por dois secretários (na UP um secretariado-executivo de 3 elementos).

Tal como a UP, o IUL optou pelo regime fundacional com um contrato-programa plurianual (5 anos) para financiamento complementar no valor de 13 milhões de euros (100 milhões na UP), nunca honrado pela tutela. Nem lá, nem cá.

Após uma longa, mas frutuosa, troca de informações e ideias, ficou decidido dar continuidade aos encontros entre ambas as CTs, incluindo reuniões formais, tendo a CT-UP sido convidada a deslocar-se a Lisboa, em data oportuna, com o objectivo de apresentar, em assembleia dos trabalhadores do IUL, a experiência acumulada ao longo dos quase 3 anos de trabalho que levamos em prol dos trabalhadores e da UP.

Henrique Borges

Video conferência entre as CTs da UP (Adriano A. Bordalo e Sá) e do IUL (Henrique Borges)