Formação dos Trabalhadores Da Universidade do Porto e Aplicação do Estatuto do Trabalhador Estudante

Verifica-se, na UP, um crescente número de trabalhadores que procura a valorização da sua formação.

A CTUP considera esta realidade não apenas louvável, mas de grande importância para a própria Universidade.

Existe uma função social do trabalho que tem por efeito reflexo a proteção de direitos fundamentais dos trabalhadores nos quais se engloba o direito à sua valorização académica, profissional e cultural.

Considera a CTUP que a proteção deste direito se consubstancia através de proporcional e partilhada responsabilidade por parte da Universidade com os seus trabalhadores, na medida que, ela própria, beneficia de uma maior formação dos seus quadros. Entende a CTUP ser urgente repensar e rever, de forma transversal, as condições proporcionadas e as questões que contendem com esta matéria pelo que submeterá, a breve prazo, ao Magnífico Reitor e à Administração da UP, uma proposta que possa contribuir para que a Universidade do Porto, cuja missão assenta na “criação de conhecimento científico, cultural e artístico, na formação de nível superior fortemente ancorada na investigação, na valorização social e económica do conhecimento e na participação ativa no progresso das comunidades em que se insere”, seja igualmente uma Universidade de referência na disponibilização de oportunidades de qualificação, de flexibilidade nas condições de acesso e de frequência, de aulas e/ou ações formativas, dos que a constituem.